JARDINS INVISÍVEIS de Mónica de Miranda
Documentário
-
Jardins Invisíveis - Onde as cidades são invisíveis, os jardins crescem” é um projeto que nasce com o intuito de desenvolver um filme e um arquivo documentando histórias de migração e ecologias, que se mantém em constante crescimento a partir do trabalhos desenvolvidos com a minha equipa, no Estúdio Mónica de Miranda.
Todas as fases trabalham no sentido de documentar e preservar as práticas ecológicas das hortas urbanas e dos seus cuidadores associados como formas de resistência e liberdade, através de meios de envolvimento social criativo. O projecto utiliza a produção cinematográfica como uma ferramenta poderosa para a mudança social, como um contexto para a reunião comunitária e a partilha de conhecimentos sobre histórias familiares, cultivo e ecologia.
Com Jardins Invisíveis pretendo documentar os jardins urbanos africanos da cidade de Lisboa - frutos de minha pesquisa que também se manifesta na minha representação na 60a Bienal de Veneza com o projeto Greenhouse, ao explorar o conceito de Jardim Crioulo que se relaciona diretamente com as hortas comunitárias que pretendo retratar em Jardins Invisíveis.