PORQUE É QUE MOSTRAMOS AS HORAS DA LUZ E DA ESCURIDÃO NO MESMO CÍRCULO? [NÚMEROS] + PELO MAR ESCUTAMOS O MUNDO de Susana de Sousa Dias (2024)

Porque é que Mostramos as Horas da Luz e da Escuridão no Mesmo Círculo? [Tentativa], vídeo HD, som multicanal, 13’, 2024
Pelo Mar Escutamos o Mundo, vídeo interactivo, som acessível via QR Codes, duração variável, 2024

  • Porque é que mostramos as horas da luz e da escuridão no mesmo círculo? [Tentativa]

    “Porque é que [...]” é uma instalação de dupla-face que toma o seu título de uma passagem do romance Austerlitz de W.G. Sebald. Com diferentes tempos encastrados, a Fazenda consiste num microcosmos do que foi o projecto colonial e as suas ramificações no presente. A par das edificações coloniais, novas construções foram-se erigindo, algumas encontrando-se, já elas próprias, em estado de suspensão. A imagem fotográfica de um dos lados do écran foi tirada durante uma das missões geográficas portuguesas de delimitação das fronteiras de Angola, posterior à conferência de Berlim e à divisão territorial de África pelas potências europeias. Ambos os lados são articulados pela voz do Servo do Povo, nome de guerra de Gonçalves Francisco António, antigo guerrilheiro angolano que carrega dentro de si 500 anos de colonialismo. É relevante notar que o termo colonial desapareceu do léxico contemporâneo para descrever conflitos em curso que, na essência, continuam a ser de natureza colonialista.

    Pelo Mar Escutamos o Mundo

    “Pelo mar escutamos o mundo” é um vídeo multinarrativo que, entrelaçando o documental, o lendário e o evocativo, apresenta diferentes narrativas para um mesmo espaço, simultaneamente questionando a construção da História. Através da interacção com QR codes — parte integrante do filme —, cabe a cada espectador, recorrendo ao seu telemóvel e sem uso de auriculares, escolher o que ouvir a cada momento. A audibilidade ou não das palavras, o facto de constituírem discurso ou mero ruído, depende da quantidade de espectadores presentes, do volume dos dispositivos e das escolhas de cada um a cada momento.

  • Porque é que mostramos as horas da luz e da escuridão no mesmo círculo? [Tentativa], 2024

    Com: Gonçalves Francisco António, o Servo do Povo

    Imagem: João Ribeiro

    Imagem adicional: Susana de Sousa Dias, Ansgar Schaefer

    Som: Armanda Carvalho, Ansgar Schaefer

    Montagem: Susana de Sousa Dias

    Sound design: Mariana Vieira, Susana de Sousa Dias

    Coordenação de som: António de Sousa Dias

    Mistura de Som: Tiago Matos | Walla Colective

    Correcção de cor: Gonçalo Ferreira | Irmã Lúcia

    Produção: Ansgar Schaefer | Kintop

    Co-Produção: Maria Rojas Arias e Andrés Jurado | La Vulcanizadora

    Produção em Angola: Jorge António, Henrique Santos, Sebastião Chitalo, Wholoffe Barroso

    Apoio logístico: Criacom, Angola

    Arquivo: Universidade de Lisboa / Instituto de Investigação Tropical

    Desenvolvimento: MacDowell, DAAD Artists-in-Berlin Program, CIEBA-Centro de investigação e Estudos em Belas-Artes, Universidade de Lisboa

    Apoio à produção: Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Galego de Arte Contemporânea

    Agradecimentos: Teresa Flores, Catarina Mateus, Mathias Zeiske

    Este trabalho beneficiou do uso da infraestrutura PRISC (Portuguese Research Infrastructure of Scientific Collections)

    Pelo Mar Escutamos o Mundo

    Imagem: João Ribeiro

    Imagem adicional: Susana de Sousa Dias, Ansgar Schaefer

    Som: Armanda Carvalho

    Narração: Maria Rojas Arias, Andrés Jurado

    Cantora Lírica: Melvi Lumbungululo

    Montagem: Susana de Sousa Dias, Mário Espada

    Assistentes de Montagem: Letícia de Maio, Inês Silva

    Correcção de cor: Gonçalo Ferreira | Irmã Lúcia

    VFX: Mário Espada

    Produção: Ansgar Schaefer | Kintop, António Câmara Manuel | Horta Seca

    Apoio ao desenvolvimento: CIEBA-Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes, Universidade de Lisboa

    Apoio à produção: dgARTES-Direção-Geral das Artes, Fundação Calouste Gulbenkian

  • [2024] ‘Novos Imaxinarios’, Centro Galego de Arte Contemporânea, Santiago de Compostela, Espanha